Escape! é um jogo de narrativa cinematográfica. Você será o protagonista de um envolvente enredo misterioso. Seu objetivo é desvendar este mistério sobrevivendo aos mais diversos desafios. A inspiração veio de jogos eletrônicos, conhecidos como “Escape Room”. O objetivo é sair “fuçando” um recinto e tentar sair do local encontrando dicas.
As primeiras versões de Escape! foram publicadas durante um evento: “Faça Você Mesmo – Criação de Jogos” promovido pela editora Secular Games. O desempenho foi mediano, mas que não foi satisfatório de acordo com as minhas metas. Desde então averigüei melhorá-lo até chegar à terceira edição que está em desenvolvimento.
A nova mecânica do jogo será inspirada pelo sistema Fudge, de Steffan O’Sullivan publicado em 1992. A justificativa é que esta modelagem é bastante mutável e coesa para cenas cinematográficas. Nada de tático e muitos números. As regras são diretas para qualquer situação. É isto que o Escape precisa para atingir o seu triunfo.
Escape é um jogo que chamo de B. Um jogo B é aquele jogo alternativo do qual você precisa de um momento de distração ou sair da rotina. É aquele jogo que proporcionará idéias para complementar no seu jogo A – jogo principal. Existem bons gêneros e Escape tentará ser um deles.
Porque comprar Escape?
Além de sair da rotina o Escape é um jogo de temática investigativa utilizando a modelagem Fudge. São cálculos simples de no máximo +4 e mínimo -4. Vocês vão utilizar 4 dados de 6 faces. Além disto, o Escape vai exigir muita criatividade ao narrador. Por isto, Escape não será um jogo, mas sim um aprendizado.
O preço será acessível ao mercado. Terão aventuras focadas para narrar em eventos e finais de semana. Você como leitor poderá contribuir enviando sugestões e cenários. O projeto será viabilizado caso comprove que realmente vale a pena dedicar.
Quando será o lançamento?
Pretendo publicar uma versão de testes até em Fevereiro de 2012 para entender se o público irá gostar ou não do projeto. Também serão distribuídas cópias físicas na RPGCon 2012. Analisar a opinião do público quais são os pontos bons e ruins. Se o montante negativo prevalecer o projeto será engavetado. Caso o contrário o projeto chegará à segunda etapa: Publicação.
Considerações Finais: