sábado, 16 de abril de 2011

Teoria – Atributos são para serem generalizados?

Durante um brainstorm pensei em algumas perguntas.

  • Buscando um ponto de referência.
  • Justificando perguntas.
  • Quais são os motivos de padronizar atributos?
  • Porque existem modificadores?

Buscando um ponto de referência.

Qualquer tipo de desenvolvimento de atributos necessitou de um ponto de referência. As referências de Harmonia são valores padronizados da SRD 3.5. As atribuições são um design do corpo de qualquer personagem. É a fisiologia padronizada capaz de detalhar seus benefícios e déficits.

Em um mundo de fantasia fica complicado o processo porque, os personagens são imaginários. Não existiram no mundo real. E devemos torná-los real perante o contexto do jogo. Vou dar um exemplo de referência de um humano e um tritão, características diferentes.

Características
Humano
Tritão
Movimentação
Bípede
Quadrúpede/Bípede
Regeneração
Lenta/Coagulação/Pele
Rápida/Membros
Astúcia
Ótima
Defasada
Carisma
Maleável
Indefinido
Força muscular
Maleável
Elevada

Percebe que nem todas as características dos tritãos estão de acordo com o os atributos da SRD 3.5. Como solução, irei forçá-lo a estar próximo do nosso ponto de referência. E a referência serão os humanos.

Os tritãos possuem uma habilidade hostil com criaturas acima das águas. Não consegue lhe dar com as diferenças. O motivo é a falta de respeito com seus próprios criadores e com os dele. O que eles chamam de mundo impuro. Alguns tritãos discordam deste pensamento radical e navegam acima das águas para tentar dominar o mundo impuro.

Tal atitude levou ao pensamento muito forte, ou seja, aconteceu o desenvolvimento intelectual e que será equilibrado pelo sistema. Ok, onde quero chegar?

As padronizações de atributos chegaram ao patamar de escolher um ponto de equilíbrio entre todas as criaturas de tal forma, para não deixar o cliente descontente e acelerar o processo de desenvolvimento. O processo quantitativo destas identidades – atributos – irá identificar a característica de qualquer criatura.

É uma vantagem com plena certeza, tanto para jogador quanto para o narrador. Mas deixo uma pergunta. Você prefere o desenvolvimento do personagem pré-modelado ou deseja construir tudo do zero? Quais são as vantagens ou deficiências?


Justificando perguntas

Vou utilizar dois sistemas distintos de referência, o Old Dragon e o Mighty Blade.

  • No Mighty Blade, a características das etnias e dos arquétipos são pré-fixas. Ou seja, o jogador não participa totalmente do processo de escolha dos atributos. Mas deixa a cargo a escolha das habilidades.
  • No Old Dragon, carrega a característica maleável, o jogador opta por rolar dados. O processo torna-se de certa forma até emocionante. Além da possibilidade de inventar alguns personagens com características absurdas, por exemplo, um Mestre de Armas de força 8 e destreza 10. Imagina o desastre?

Permitir o lado criativo do jogador é uma das metas no sistema Harmonia.

Com um sistema enxuto e devidamente polido e fácil entendimento ele poderá criar várias adaptações dentro do contexto de Harmonia. Não quero algo fechado. Desejo a participação de idéias. Harmonia irá valorizar isto.

Quais são os motivos de padronizar atributos?

Praticidade – Modelar qualquer personagem a qualquer momento de acordo com as regras do jogo. Possuindo um conceito pleno das regras do jogo, fica fácil modelar qualquer tipo de situação e inclusive personagens.

Velocidade – Ganho de desempenho e agilidade em tomar decisões e improvisações.

Memorização – Memorizar a forma de como são utilizados os pontos, seus ajustes e habilidades. Questão de tempo e prática.


Modificadores porque existem?

Observando as regras da SRD 3.5 e ao julgá-los percebi o quanto era redundante rolar um dado e verificar qual tipo de sub-valor agrega a característica – chamado de modificador. Os modificadores são valores de referência para impor um equilíbrio, ou seja, uma justiça no sistema.

Nas regras da SRD 3.5 existem modificadores com “peso” de -5 até +Infinito. Ok, ter algo ilimitado é um sinônimo por assim dizer, continuidade. Mas quantos jogadores conseguiram sair do primeiro nível e atingir níveis volumosos como o 30º nível? Qual é o nível de reincidência? Muito baixo não é mesmo? Então qual é a necessidade de criar valores que chegam a ser absurdos para leigos e não jogar nem por 2 meses?

Então como solução pegue dois dados com o mesmo número de faces e de preferência com cores diferentes. Ou role o dado por duas vezes. Cada dado irá representar a parte positiva e outra a negativa. No manual de jogo Harmonia RPG vamos utilizar o 3D6. Role os dados: O azul que representa a parte positiva – por minha definição – saiu 8. E o vermelho que representa a parte negativa – por minha definição também – resultou em 12. Faça soma destes valores

(+8) + (-12) = -4

Simples?

Qual é o valor de máximo e mínimo?

Valor máximo: (+18) + (-3) = +15
Valor mínimo: (+3) + (-18) = -15

O limite superior e inferior irá garantir uma consistência das regras dentro do sistema de Harmonia. Não fiquem espantados por possibilidades de pontos negativos. Por isto existem as progressões. E claro que Harmonia também não chegará ao 30º nível. Pode ficar tranqüilos quanto isto.

Falei e não disse nada sobre quais atributos terá em Harmonia. Posso dizer o seguinte. Cada criatura terá em comum 4 aspectos – Físico, Mental, Social e Espiritual – os quatro pilares são o equilíbrio.

Abraços. Até a próxima atualização.

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