Bom dia a todos. Quero deixar claro a minha total opinião como autor. O que irei abordar neste texto será:
- Reconhecimento e respeito à concorrência.
- Meu pensamento sobre a pirataria.
- Open Mainstream!
Enfim boa leitura a todos.
1 – Reconhecimento da concorrência e humildade para ler-los.
Posso estar sendo prepotente, mas quero deixar claro que o G6 – Daemon, Gurps, 3D&T, D&D, Tagmar e Storyteller – são definitivamente grandes sistemas que trouxeram novidades em seus tempos. Este grupo ainda é lembrado até hoje e são uma referência para os RPGistas da nova geração.
Títulos posteriores lançados no início do século XXI estão agregando valores significativos e tornando-se “fenômenos” por estarem propondo idéias inovadoras. Idéias simples que uma massa de pessoas nunca ousou em anunciar ou desenvolver. Posso citar:
- Nano RPG – Pelo sistema hexagonal de atributos.
- Era Perdida – Um RPG de mesa e virtual com uma freqüência de atualização elevada.
- Old Dragon – Reviver a sensação Old School do AD&D.
- Mighty Blade – Por tornar-se um mainstream. O suporte e dedicação por ser o único autor de várias edições irrigam a minha motivação.
- Busca Final – Propor que todos os jogadores irão jogar com todos os personagens, o “jogo coletivo”.
- Dragon Age RPG – Seu inovador dado do dragão.
Enfim, desculpa aqueles que ainda não os citei. Mas apontei a minha visão e opinião direta sobre estes títulos. Irei admirá-los e desejo que não percam o seu foco! Posso estar perdendo público, mas estou semeando o reconhecimento e não sei por quanto tempo irei colher o fruto disto.
A proposta do projeto Harmonia RPG é inovar. Inovar com conceitos novos. Construir uma nova idéia de pensamento. Já imaginou um mundo de fantasia medieval que não exista noite, sistema de capitalismo e esteja próximo de uma hecatombe? Parece um absurdo não é mesmo?
2 – Minha opinião sobre a pirataria.
Isto pode custar o meu emprego, mas quero deixar claro minha visão perante a pirataria.
A pirataria felizmente e infelizmente está tornando ou já tornou uma cultura em nossas vidas. Algumas pessoas bancam o Robin Hoob e deixam alguns materiais disponíveis em shared de arquivos. As pessoas de baixa renda ou “de sua comunidade” acessam e obtêm o conhecimento de forma justa perante as leis de sua comunidade. Onde trabalho, na RPG Online adotou a política da não-pirataria, porque estamos de acordo com algumas leis e parceria com alguns fornecedores de conteúdos.
Mas a minha opinião da pirataria é o seguinte: A pirataria para finalidade de informação e conhecimento deve ser praticada. Imagina, estamos em um país com alta arrecadação de impostos e o que vimos é que muito deste dinheiro vão para cofres de pessoas corruptas. Se você aí adora o nosso pais e deseja realmente que as coisas fluem compartilha o conhecimento. Sem a ordem não teremos o progresso. Alguns amigos são pessoas bem sucedidas e conhecedores plenos em alguma ferramenta tecnológica graças ao acesso à pirataria. Eles não estão errados. Se não fosse isto, não teriam uma moradia adequável. Passaria até fome.
O dinheiro facilita a qualidade e a visibilidade no mercado. Quem tem um pouco de noção de marketing sabe do que estou dizendo. Tentar competir com grandes títulos pode ser uma “canoa furada” se não tiver uma boa editora fazendo todo o trabalho de edição, revisão, marketing, designer de capa, diagramação, impressão, etc.
Mas vou deixar claro que Harmonia RPG estará livre e totalmente disponível aqui neste blog. Estará em formato texto, dividido por capítulos assim na forma da SRD 3.5 no site da Wizards.
3 – Harmonia RPG: Mainstream livre? Como assim?
Pra dizer a verdade nunca presenciei tal audácia de outros títulos. Mas o projeto Harmonia RPG tentará agregar é um projeto totalmente mainstream e disponível gratuitamente em nosso acervo. Porém em algum tempo o número de acessos poderá aumentar e fazer com que obrigatoriamente adquira alguns recursos e serei forçado a pedir doações ou formar parcerias que irão custear banners. O projeto terá quatro etapas. À medida que cada etapa for concluída então irei revelar outra. Ao final destas quatro etapas o único trabalho que terei é de deixar atualizado de acordo com novas idéias e jogar muito Harmonia!
Deixarei algumas perguntas:
- Qual é a sua visão sobre a pirataria como forma de cultura?
- Você aceita a idéia que deve ter pirataria do conhecimento e informação?
- O dinheiro é um fator agravante para o sucesso de um RPG?
- Mainstream necessariamente precisa ter um trabalho de editoração?
- Reconhecer a qualidade da concorrência é estar fadado ao fracasso?
Shortlink - http://migre.me/4debF
Nenhum comentário:
Postar um comentário