“Esta é a discussão mais difícil que já pensei!”
No post anterior da série – se você não leu clique aqui – apontei alguns problemas sobre os itens e como armazená-los no inventário classificando-os com uma relação de “peso”. Abordei a classificação de 3 tipos de objetos-item: Os bélicos, consumíveis, acessórios ou utilitários. Neste artigo vou falar especificamente dos objetos-item bélicos. São as armas e vestimentas que podem, ou não, serem alocadas no inventário e outras relações durante um combate.
Classificações dos objetos bélicos.
- Armas: As armas são ferramentas de proteção contra agentes nocivos. Estes agentes são criaturas ou pessoas de má índole que tentam causar ferimentos. Estas ferramentas são utilizadas para causar ferimentos. Existem alguns tipos de armas:
- Ataque aproximado: São armas que produzem ataques de corpo-a-corpo. A sua distância máxima é de 1 quadrado de distância. Os ataques são produzidos por posições adjacentes ao alvo, sem que possui algum tipo de bloqueio.
- Lâminas longas e curtas. (Espadas, Machados, Facas, etc.).
- Martelos. (Maças, Marretas, etc.).
- Ataque a longa distância: São armas que atiram projéteis em um alvo. A sua distância máxima varia de acordo com o tipo da arma fabricada, temos entre 2 até 8 quadrados. Além disto, alguns projéteis podem ultrapassar ou ricochetear obstáculos.
- Arremessar Lâminas. (Espadas, Machados, Facas, etc.)
- Varinhas.
- Cajados.
- Proteção: São armas que auxiliam no bloqueio de um golpe. Sua utilização é de forma constante para alguns personagens. Por enquanto existe apenas os escudos.
- Escudos.
- Roupas: São peças que protegem a nossa pele de algumas ações. Sejam mínimas como sujeiras, o pó. Ou máximas como ataques de lâminas, marretas, magia, etc.
- Vestimenta: São roupas leves que elevam a capacidade de maestria na utilização do equipamento e os reflexos no combate. Causa pouca fadiga.
- Pesadas: São roupas pesadas que elevam o grau de proteção e absorção de algum golpe, ao contrário da vestimenta. Mas perde drasticamente o grau de reflexos. Causa muita fadiga.
- Acessórios: Os acessórios são complementos para o traje do personagem. Estes acessórios podem ou não contribuir com os atributos básicos, principalmente o carisma.
- Colares, anéis, brincos, pulseiras ou braceletes, cintos, etc.
Armas comuns e exóticas?
As armas irão possuir em seu “peso” o grau de evidência. Esta evidência é o nível de encontro. Como é possível encontrar aquele equipamento. Seria muito difícil? Ele é um item comum? Raro? Único? Uma lenda que só existem em histórias? Veja abaixo o tipo de classificação.
- Evidência 1 – Tipo comum de encontro. Espadas curtas, longas, machados, martelos médios, arco e flecha, varinha e cajado de carvalho, escudo de aço, etc.
- Evidência 2 – Tipo incomum de encontro. Espadas longas, machados de lâmina dupla, bestas, varinha e cajado, armadura de bronze, roupas de seda, etc.
- Evidência 3 – Tipo raro de encontro. Armas de designer inusitado, armaduras douradas e de prata, jóias, braceletes, cajados com pedras preciosas, etc.
- Evidência 4 – Tipo único de encontro. Objetos fabricados em uma unidade e que com fator sorte, podem ser encontrado pelo grupo.
- Evidência 5 – Tipo lendário de encontro. As armas são catalogadas em livros e contos de bardos. Ninguém irá dizer com plena certeza da existência do objeto.
Quanto maior o nível de evidência, maior é o nível de cobiça. Em Harmonia, todas as criaturas inteligentes são atraídas por objetos brilhantes, designer diferente ou que jamais foi visto. Tal cobiça fez com que alguns ilusionistas aproveitassem da situação e produzir golpes. Na penúltima parte vou falar sobre os itens consumíveis. Alimentos, poções, pergaminhos, livros entre outros.
Desta vez não irei deixar perguntas.
ShortLink - http://migre.me/4atNu
Nenhum comentário:
Postar um comentário