Deu para sacar que os arquétipos irão possuir três estágios. O novato, profissional e mestre. Mas o porquê disto? Suponhamos que você vive em uma era de fantasia medieval. Onde a tecnologia é escassa. Você é da etnia élfica, humana ou anã. Sua idade é da faixa adolescente. Precisa aprender muito sobre como é a vida em Harmonia e obviamente necessita de uma profissão para sobreviver. Conquistar um estágio, profissão e mestre é importante adquirir experiência e conhecimento.
Ser um novato e um profissional é bastante comum em Harmonia, mas faltam mestres. São raros os que existem. E os que existem são difícil de encontrar. Muitos mestres estão em fase terminal e tentam ensinar suas doutrinas para o seu aluno mais disciplinado. Alguns recorreram a produzir pergaminhos ou livros em forma de dossiê. Posteriormente deixariam em um local secreto como desafio. Porque aquele que se esforçar será recompensado. Informação é poder. E somente terá poder aquele que buscar a informação.
Tradições regionais.
Harmonius é a capital que mais investe em recursos militares. Logo é possível encontrar muitos aspirantes da infantaria. Futuramente, alguns destes apirantes serão líderes de esquadrões e exímios exploradores ou protetores da sociedade. Lammárius possui a maior concentração de fiéis e estudantes da magia. Suas práticas são bem sigilosas. Encontrar um aprendiz da magia é um processo bastante delicado. Já que a punição pelos oficiais militares de Harmonia é a morte.
Mas como ficam os ladrões das ruas? São a escória da sociedade. Desempregados, aleijados, órfãos, criaturas humilhadas moralmente dentre outros. Eles não tiveram a oportunidade e direitos iguais aos cidadãos locais. Então optaram por fazer "justiça com as próprias mãos". Formaram bandos e foram corrompidos pelo ódio e orgulho. Agora são procurados pela infantaria e tentem encontrar um modo de saírem daquela vida com honra. Um ladrão das ruas é encontrado em qualquer local.
Os aspirantes da infantaria possuem como missão aprisionar estes ladrões que provocam o caos e a desordem. São corruptos que violam as leis. Mas nunca devem ser mortos, mas sim re-educados. O Conselho de Harmonia sancionou uma lei que aquele que é aprisionado torna-se automaticamente um aspirante da infantaria e deverá sofrer um processo árduo para que retire toda a sua malícia.
Mas também os aspirantes da infantaria caçam membros da facção profana. Os Profanos são um grupo oculto e massivo de criaturas que não acreditam nas palavras dos sacerdotes e sacerdotisas. Eles acreditam em um novo conceito sobre o surgimento de Harmonia e dos deuses. São uma ameaça invisível. Eles estudam a magia para justificar o início, o meio e o fim de cada ser vivo e não vivo. São gerações estudando, mas pouca evolução. O grande passo dos Profanos é conseguir manipular os cinco dos sete principais elementos que os profanos acreditam que Harmonia é sustentada. São eles: Água, Terra, Vento, Fogo, Luz.
Missões para o mestre!
Irá chegar um ponto que você será o mestre. A sua especialidade irá depender de sua árvore do destino - assunto que vou tratar à longo prazo. Ao se tornar mestre, seu personagem receberá uma missão importantíssima. Treinar discípulos. Imagine você ser um Almirante da Infantaria e liderar 750 mil tropas em uma guerra épica? Ou prefere ser um Arquimago e inaugurar uma escola da magia? Posteriormente tornando-se diretor e professor de 50 alunos.
Estas questões estão desenvolvidas no manual. Mas não é somente isto que irá compor o capítulo de arquétipos.
E cheguei a algumas questões.
- Como narrar em um grupo onde possuo 4 jogadores. Dois personagens de arquétipo novato, 1 profissional e 1 mestre?
- Como lhe dar com suas diferenças de poder e influência?
- Como manipular o jogo de tal forma que um personagem não apague o brilho do alheio?
Abraços e até a próxima.
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