quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Compreensão da pesquisa de mercado! - Parte 1




Olá pessoal tudo bem com vocês? Desde o dia 05 de Março de 2011 estava promovendo por seis meses – um semestre – uma pesquisa de mercado. O objetivo é para compreender um pouco sobre vocês, que serão futuros consumidores dos produtos que irei produzir. A idéia é ter uma noção de sobre algumas opiniões. Obvio que não vou seguir a rigor todas as opções, mas é uma orientação para eu não “tentar acertar algo no escuro.”

O número de participantes não foi o esperado. Apenas 35 das 300 pessoas preencheram efetivamente o formulário. Broxante para muitos, mas para mim não. Saber que 35 pessoas acessaram o meu site e opinaram é ter a consciência que estes 35 podem multiplicar a semente e fazer o que chamo de marketing pessoal.

“Fulano, você não sabe o que eu vi. Encontrei um RPG brasileiro com uma história bem estranha e o jogo é bacana e divertido”

É isto que desejo que estas 35 pessoas digam aos quarto ventos.  Então mais uma vez agradeço a todos pela participação. O arquivo do formulário será reutilizado para futuras estatísticas e se alguma editora, blog ou site quiser irei repassá-lo.

Estou com preguiça de escrever os resultados então tirei screenshots do Excel e vou comentar logo abaixo.







Interessante saber por questão da idade a faixa etária indicada para fazer um lançamento de algum material. Então inicialmente devo publicar materiais para pessoas dentre 17 a 30 anos. Isto irá agregar alguma renda, ou não, para um projeto futuro: uma coletânea de jogos infantis para crianças de 8 a 12 anos. Será fábulas e aventuras com incentivo a leitura. Porque isto? Eu não fui um bom aluno nas aulas de português do ensino fundamental. Sofria alguns problemas, dentre eles a falta de incentivo e disponibilidade dos meus pais, porque eles trabalhavam manhã, tarde e noite para alimentar meu irmão e eu. Então por conseqüência acabei desenvolvendo um desleixo cultural. Mas tudo no seu tempo. Consegui motivação para voltar a ler, aos 21 anos. Tarde não é? Só aconteceu isto quando entrei na universidade e conheci a RPG Online. Portanto não desejo isto para ninguém muito menos para meus futuros guris. =)

O tempo vai passando e a galera vai envelhecendo. Pelo menos a turma do RPG das antigas vão querer reviver o bom e velho jogo de interpretação. Veja o Old Dragon é algo fenomenal. Reviver os bons tempos do AD&D com novas técnicas sem perder a essência. Almejo isto para o futuro dos meus materiais. Que não sirva apenas para uma sessão, mas para um modo de entretenimento constante.

Sobre o investimento do consumidor é um resultado de imediato. Atualmente o cenário econômico está desta forma, mas daqui a um ano estará bem diferente. Poderá estar pior, ou melhor. Carrego a filosofia de estudar o mercado e a concorrência. Suas fórmulas, modelagem de marketing, enfim todos os meios possíveis para conquistar os seus objetivos. Entender o processo facilita a você traçar e caminhar o objetivo.

Mesmo assim, o resultado é bastante satisfatório. A porcentagem de pessoas que querem investir pesado neste tipo de entretenimento é surpreendente. Estamos em um cenário de pico de consumo. Então se você planejou um RPG com uma boa estrutura e pretende lançar este ano terá muito sucesso nas vendas. Acredito que a situação irá se estabilizar durante um longo tempo, até 2016 para ser mais exato.
Agora a forma de pagamento foi o que me deixou bem satisfatório dentre todas as perguntas. A forma que almejo publicar para o Harmonia RPG é o pagamento único. Você pagaria, por exemplo, 50 reais para ter disponível todos os materiais publicados durante toda linha de edição. Então digamos a linha da primeira edição constituem nos seguintes livros.

  • Manual de jogo (Regras completas para você jogar Harmonia RPG).
  • Construindo o jogo (Regras de como personalizar o seu jogo, criando outros ambientes, monstros e personagens).
  • Atlas de Harmonia (Um livro de mapas).
  • Ato I – Em busca do equilíbrio (Pacote de aventuras do primeiro ato).


Em caso de uma segunda edição, para quem já é cliente pagará uma taxa, por exemplo, 10 a 12 porcento do valor já pago. Cerca de 5-6 reais para ter os livros atualizados. Quem comprar a cota a partir da segunda edição não terá direito a possuir os produtos da primeira linha. E assim sucessivamente.

Então a proposta é valorizar quem consumir as primeiras edições de Harmonia. E quem quiser acompanhar as novas edições não precisará pagar de novo os 50 reais. Estou estudando outras formas de recompensas mais atrativas, mas dependerão da participação de vocês, clientes. Mas tudo isto é para um formato digitalizado.

Para um formato em livro impresso eu vou seguir em termos de demanda. Então utilizarei o comércio coletivo ou que eu nomeio de fórmula V (Fórmula ViolentinA). Irei deixar as recompensas e de acordo com a demanda irei fazer as publicações em impresso.

Para os RPG’s como “Escape”, “Kart” e o “Favela” serão utilizadas outras modelagens que ainda estou estudando. Mas depende da estrutura do mercado que é muito mutável. Estou pronto para as mudanças e vou abraçar todas, sem exceção!

Quando eu começar a investir, não vou entrar para perder!

Então na segunda parte desta análise vou citar sobre outras respostas que ficaram em aberto. Espero que tenham gostado da análise. Comentem!

Abraços.

ShortLink - http://migre.me/5H7wj

Nenhum comentário: