sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Modelagem P-N-P para um planejamento de algum texto literário.




Resumo.


Este artigo tem como proposta agregar mais uma modelagem para a construção de algum texto. Inspirada pela política P-N-P (positvo-negativo-positvo) orientada por Max Gehringer, consultor de carreira e mesclando as técnicas de um roteiro útil de Silvia Adela Kohan, autora do livro Como Narrar Histórias. Esta modelagem é somente aplicável quando você conclui o seu ciclo narrativo. Este ciclo narrativo é separado em três fases: a possibilidade do acontecimento, alternativas para a realização e o resultado. Ao final desta etapa você ter a base necessária para estruturar a sua imaginação.
A política Positivo-Negativo-Positivo.
Esta política é recomendada para algum diálogo. Uma sugestão, reclamação, uma afirmação. Qualquer forma de diálogo é válida para que você atinja o seu objetivo. Mas é recomendável você definir o seu problema, sem rodeios. Logo depois inicie o diálogo demonstrando a importância do seu papel e quais são os efeitos de melhoria na empresa. Em seguida demonstre a situação atual, quais são suas dificuldades, sem omissão. Diga tudo. Logo depois apresente uma solução ou sugira uma orientação para solucionar o seu conflito. Digamos o seguinte problema.
Você odeia trabalhar no turno da manhã.
Você precisa conversar com seu superior para conseguir uma solução para o seu problema e vamos ver duas argumentações, uma utilizando a rotina normal, objetiva. A segunda utilizando a política positivo-negativo-positivo.
“Está complicado trabalhar de manhã. Estou ficando muito exausto e não estou conseguindo organizar e nem executar as tarefas neste dia. E o pior que isto acumula para o dia seguinte que acaba virando uma bola de neve”
“Olá é importante o meu papel aqui na empresa e o quanto ele contribui para o nosso sucesso. Mas estou um pouco preocupado, não estou conseguindo atingir os objetivos propostos no sábado da manhã. Estou sobrecarregado de tarefas, como conseqüência tem tirado a minha concentração. Como solução gostaria de conversar contigo para discutirmos uma redistribuição das tarefas, assim poderei trabalhar com maior concentração e executar com excelência a demanda.”
Sentiram a diferença? Vou marcar em azul a parte positiva e vermelha a parte negativa.
 “Olá é importante o meu papel aqui na empresa e o quanto ele contribui para o nosso sucesso. Mas estou um pouco preocupado, não estou conseguindo atingir os objetivos propostos no sábado da manhã. Estou sobrecarregado de tarefas, como conseqüência tem tirado a minha concentração. Como solução gostaria de conversar contigo para discutirmos uma redistribuição das tarefas, assim poderei trabalhar com maior concentração e executar com excelência a demanda.
O Ciclo Narrativo de Silvia Adela Kohan
Não existem segredos. Aqui é como estruturar um pequeno ciclo narrativo. Você está expondo suas idéias e possibilidades. Descreva com cautela, mas não detalhista. Algo esporádico. Cuidado com redundâncias.
A possibilidade do acontecimento.
·         Gabriel Vanhallen será morto.
Alternativas para a realização.
·         Gabriel será morto pela sua amada. (Realização 1)
·         Gabriel irá sacrificar sua vida para derrotar uma criatura abissal. (Realização 2).
·         Gabriel sucumbirá ao suicídio. (Realização 3).
·         Gabriel foge de seu destino, abandona seu posto e sua vida gloriosa. (Não realização).






Realização
Correspondente a realização 1:
Sua amada vê Gabriel traindo com outra. Em uma medida desesperada acaba matando Gabriel. / Gabriel percebe que a sua amada é uma vilã sem escrúpulos após ser acertado após um momento de amor. O golpe traiçoeiro revela a característica vil de sua amada. / Em uma emboscada criada pela sua amada, comparsas atacam massivamente Gabriel que acaba sendo morto.
Correspondente a realização 2:
Gabriel faz um sacrifício heróico reunindo todas as suas forças para um ataque avassalador se lançando em direção a boca da criatura abissal rasgando a criatura em dois. O ácido poderoso que a criatura vil contém fez derreter sua pele, ossos e logo depois provocar a sua morte. / Gabriel erra um ataque crucial e acaba sendo devorado pela criatura. / Gabriel encurralado acaba sendo atacado pela mordida feroz e venenosa da criatura partindo seu corpo em pedaços. / A criatura agarra Gabriel até perder a sua respiração. / Gabriel sofre um corte leve no corpo, mas é envenenado e durante a busca pela cura acabou falecendo.
Correspondente a realização 3:
Gabriel desarmado cai em loucura ao deparar pela criatura vil, ele se atira pelo penhasco. / Sua amada o trai com seu melhor aliado, a vergonha é tanta que acaba suicidando. / Gabriel necessita de realizar um suicídio para salvar sua amada das garras de bruxo vil para que ele conclua um ritual macabro. / Gabriel não suporta a dor de perder a amada enquanto estava próximo de salvá-la e então se suicidou, porque perdeu sua razão de viver.
Percebam que existem “N” possibilidades que foram limitadas de acordo com este artigo, mas se você não concordar com alguma sugestão e quiser adicionar outra fique a vontade. Aqui é um exemplo, na prática você terá que quebrar a cabeça para achar boas possibilidades. Quanto maior a variedade de possibilidades, mais chance de você encontrar uma ótima estrutura de história. Então digamos que escolhi o seguinte caminho para Gabriel estar morto.
Correspondente a Realização 2:
Gabriel irá sacrificar sua vida para derrotar uma criatura abissal. Gabriel faz um sacrifício heróico reunindo todas as suas forças para um ataque avassalador se lançando em direção a boca da criatura abissal rasgando a criatura em dois. O ácido poderoso que a criatura vil contém fez derreter sua pele, ossos e logo depois provocar a sua morte.


Somando as modelagens
O que vem preocupado em alguns textos é como alguns, mesmo para autores novatos é a forma de sua estrutura. O texto não possui um modelo que dê uma atração a leitura. Parece uma muralha de palavras sem unidade. A Unidade é a união da coesão e coerência. Se você descreve detalhadamente sobre algum personagem, ambiente, objetivo, dentre outros é de se esperar que ele tenha importância no texto.
Para um roteiro útil é utilizado manobras para acelerar ou retroceder o objetivo da história. Se quisermos que Gabriel morra, pelo ataque do monstro abissal você poderá utilizar em cada capítulo alguns temas que vou sugerir abaixo:
Avançar:
·         Gabriel encontra acidentalmente uma caverna com uma passagem iluminada com inscrições.
·         Gabriel é emboscado por um grupo de monstros lacaios, o monstro abissal surge repentinamente do chão mostrando sua ferocidade.
·         O encontro de aliados ou personagens neutros em apuros durante o ataque a criatura abissal.
Retroceder
·         Gabriel chega até um hall e nota que para ter acesso ao covil da criatura será necessário encontrar três objetos e colocá-los em um cada cálice em um pedestal.
·         Gabriel chega bastante ferido ao covil da criatura. Os aliados protegem Gabriel a todo custo e estão dispostos a sacrificar a vida.
·         Gabriel encontra uma passagem secreta no covil da criatura que o leva para outro covil, mais restrito, conduzindo-o para um segundo encontro.
Na política P-N-P você vai mesclar características da seguinte forma: dois avanços e um retrocesso. Isto vai deixar um clima de apreensão e causar um impacto maior no clímax da história.
Positivo
·         Gabriel encontra acidentalmente uma caverna com uma passagem iluminada com inscrições.
Negativo
·         Gabriel encontra uma passagem secreta no covil da criatura que o leva para outro covil, mais restrito, conduzindo-o para um segundo encontro.
Positivo
·         Gabriel é emboscado por um grupo de monstros lacaios, o monstro abissal surge repentinamente do chão mostrando sua ferocidade.
Percebam que o negativo sempre será o processo que irá atrasar com o objetivo lá na possibilidade do acontecimento “Gabriel será morto”. Definirmos também a forma como ele será morto “Gabriel irá sacrificar sua vida para derrotar uma criatura abissal.” Logo depois foram intercaladas cenas que aceleram e retrocede o texto.
Esta modelagem não é tão fácil como parece. Necessita de prática. E quanto mais você treinar melhor será a sua qualidade de imaginação. Vou deixar um exercício com quatro variações para vocês treinarem:
Estruture um texto com o seguinte com o seguinte acontecimento final:
a.       Lucyan será o rei dos Lobisomens.
b.       Mariah é rica.
c.        Bernardo quer a liberdade.
d.       Paula encontra o amor da sua vida.
Referências: 
  • Coleção Max Gehringer
  • Guia do Escritor - Como Narrar uma História - Silva Adela Kohan
Abraços.

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