Resumo.
Este artigo tem como proposta agregar mais uma modelagem para a construção de algum texto. Inspirada pela política P-N-P (positvo-negativo-positvo) orientada por Max Gehringer, consultor de carreira e mesclando as técnicas de um roteiro útil de Silvia Adela Kohan, autora do livro Como Narrar Histórias. Esta modelagem é somente aplicável quando você conclui o seu ciclo narrativo. Este ciclo narrativo é separado em três fases: a possibilidade do acontecimento, alternativas para a realização e o resultado. Ao final desta etapa você ter a base necessária para estruturar a sua imaginação.
Este artigo tem como proposta agregar mais uma modelagem para a construção de algum texto. Inspirada pela política P-N-P (positvo-negativo-positvo) orientada por Max Gehringer, consultor de carreira e mesclando as técnicas de um roteiro útil de Silvia Adela Kohan, autora do livro Como Narrar Histórias. Esta modelagem é somente aplicável quando você conclui o seu ciclo narrativo. Este ciclo narrativo é separado em três fases: a possibilidade do acontecimento, alternativas para a realização e o resultado. Ao final desta etapa você ter a base necessária para estruturar a sua imaginação.
A
política Positivo-Negativo-Positivo.
Esta política é
recomendada para algum diálogo. Uma sugestão, reclamação, uma afirmação.
Qualquer forma de diálogo é válida para que você atinja o seu objetivo. Mas é
recomendável você definir o seu problema, sem rodeios. Logo depois inicie o
diálogo demonstrando a importância do seu papel e quais são os efeitos de
melhoria na empresa. Em seguida demonstre a situação atual, quais são suas
dificuldades, sem omissão. Diga tudo. Logo depois apresente uma solução ou
sugira uma orientação para solucionar o seu conflito. Digamos o seguinte
problema.
Você
odeia trabalhar no turno da manhã.
Você precisa
conversar com seu superior para conseguir uma solução para o seu problema e
vamos ver duas argumentações, uma utilizando a rotina normal, objetiva. A
segunda utilizando a política positivo-negativo-positivo.
“Está
complicado trabalhar de manhã. Estou ficando muito exausto e não estou
conseguindo organizar e nem executar as tarefas neste dia. E o pior que isto
acumula para o dia seguinte que acaba virando uma bola de neve”
“Olá
é importante o meu papel aqui na empresa e o quanto ele contribui para o nosso
sucesso. Mas estou um pouco preocupado, não estou conseguindo atingir os
objetivos propostos no sábado da manhã. Estou sobrecarregado de tarefas, como conseqüência
tem tirado a minha concentração. Como solução gostaria de conversar contigo
para discutirmos uma redistribuição das tarefas, assim poderei trabalhar com
maior concentração e executar com excelência a demanda.”
Sentiram a
diferença? Vou marcar em azul a parte positiva e vermelha a parte negativa.
“Olá é importante
o meu papel aqui na empresa e o quanto ele contribui para o nosso sucesso.
Mas estou um pouco preocupado, não estou conseguindo
atingir os objetivos propostos no sábado da manhã. Estou sobrecarregado de
tarefas, como conseqüência tem tirado a minha concentração. Como solução gostaria de conversar contigo para
discutirmos uma redistribuição das tarefas, assim poderei trabalhar com maior
concentração e executar com excelência a demanda.”
O
Ciclo Narrativo de Silvia Adela Kohan
Não existem
segredos. Aqui é como estruturar um pequeno ciclo narrativo. Você está expondo
suas idéias e possibilidades. Descreva com cautela, mas não detalhista. Algo
esporádico. Cuidado com redundâncias.
A
possibilidade do acontecimento.
·
Gabriel
Vanhallen será morto.
Alternativas
para a realização.
·
Gabriel
será morto pela sua amada. (Realização 1)
·
Gabriel
irá sacrificar sua vida para derrotar uma criatura abissal. (Realização 2).
·
Gabriel
sucumbirá ao suicídio. (Realização 3).
·
Gabriel
foge de seu destino, abandona seu posto e sua vida gloriosa. (Não realização).
Correspondente
a realização 1:
Sua amada vê
Gabriel traindo com outra. Em uma medida desesperada acaba matando Gabriel. /
Gabriel percebe que a sua amada é uma vilã sem escrúpulos após ser acertado
após um momento de amor. O golpe traiçoeiro revela a característica vil de sua
amada. / Em uma emboscada criada pela sua amada, comparsas atacam massivamente
Gabriel que acaba sendo morto.
Correspondente
a realização 2:
Gabriel faz um
sacrifício heróico reunindo todas as suas forças para um ataque avassalador se
lançando em direção a boca da criatura abissal rasgando a criatura em dois. O
ácido poderoso que a criatura vil contém fez derreter sua pele, ossos e logo
depois provocar a sua morte. / Gabriel erra um ataque crucial e acaba sendo
devorado pela criatura. / Gabriel encurralado acaba sendo atacado pela mordida
feroz e venenosa da criatura partindo seu corpo em pedaços. / A criatura agarra
Gabriel até perder a sua respiração. / Gabriel sofre um corte leve no corpo,
mas é envenenado e durante a busca pela cura acabou falecendo.
Correspondente
a realização 3:
Gabriel desarmado
cai em loucura ao deparar pela criatura vil, ele se atira pelo penhasco. / Sua
amada o trai com seu melhor aliado, a vergonha é tanta que acaba suicidando. /
Gabriel necessita de realizar um suicídio para salvar sua amada das garras de
bruxo vil para que ele conclua um ritual macabro. / Gabriel não suporta a dor
de perder a amada enquanto estava próximo de salvá-la e então se suicidou, porque
perdeu sua razão de viver.
Percebam que
existem “N” possibilidades que foram limitadas de acordo com este artigo, mas
se você não concordar com alguma sugestão e quiser adicionar outra fique a
vontade. Aqui é um exemplo, na prática você terá que quebrar a cabeça para
achar boas possibilidades. Quanto maior a variedade de possibilidades, mais
chance de você encontrar uma ótima estrutura de história. Então digamos que
escolhi o seguinte caminho para Gabriel estar morto.
Correspondente
a Realização 2:
Gabriel irá
sacrificar sua vida para derrotar uma criatura abissal. Gabriel faz um
sacrifício heróico reunindo todas as suas forças para um ataque avassalador se
lançando em direção a boca da criatura abissal rasgando a criatura em dois. O
ácido poderoso que a criatura vil contém fez derreter sua pele, ossos e logo
depois provocar a sua morte.
Somando as modelagens
Somando as modelagens
O que vem
preocupado em alguns textos é como alguns, mesmo para autores novatos é a forma
de sua estrutura. O texto não possui um modelo que dê uma atração a leitura.
Parece uma muralha de palavras sem unidade. A Unidade é a união da coesão e
coerência. Se você descreve detalhadamente sobre algum personagem, ambiente, objetivo,
dentre outros é de se esperar que ele tenha importância no texto.
Para um roteiro
útil é utilizado manobras para acelerar ou retroceder o objetivo da história. Se
quisermos que Gabriel morra, pelo ataque do monstro abissal você poderá utilizar
em cada capítulo alguns temas que vou sugerir abaixo:
Avançar:
·
Gabriel
encontra acidentalmente uma caverna com uma passagem iluminada com inscrições.
·
Gabriel
é emboscado por um grupo de monstros lacaios, o monstro abissal surge
repentinamente do chão mostrando sua ferocidade.
·
O
encontro de aliados ou personagens neutros em apuros durante o ataque a
criatura abissal.
Retroceder
·
Gabriel
chega até um hall e nota que para ter acesso ao covil da criatura será necessário
encontrar três objetos e colocá-los em um cada cálice em um pedestal.
·
Gabriel
chega bastante ferido ao covil da criatura. Os aliados protegem Gabriel a todo
custo e estão dispostos a sacrificar a vida.
·
Gabriel
encontra uma passagem secreta no covil da criatura que o leva para outro covil,
mais restrito, conduzindo-o para um segundo encontro.
Na
política P-N-P você vai mesclar características da seguinte forma: dois avanços
e um retrocesso. Isto vai deixar um clima de apreensão e causar um impacto
maior no clímax da história.
Positivo
·
Gabriel
encontra acidentalmente uma caverna com uma passagem iluminada com inscrições.
Negativo
·
Gabriel
encontra uma passagem secreta no covil da criatura que o leva para outro covil,
mais restrito, conduzindo-o para um segundo encontro.
Positivo
·
Gabriel
é emboscado por um grupo de monstros lacaios, o monstro abissal surge
repentinamente do chão mostrando sua ferocidade.
Percebam que o
negativo sempre será o processo que irá atrasar com o objetivo lá na
possibilidade do acontecimento “Gabriel será morto”. Definirmos também a forma
como ele será morto “Gabriel irá sacrificar sua vida para derrotar uma criatura
abissal.” Logo depois foram intercaladas cenas que aceleram e retrocede o
texto.
Esta modelagem não
é tão fácil como parece. Necessita de prática. E quanto mais você treinar
melhor será a sua qualidade de imaginação. Vou deixar um exercício com quatro
variações para vocês treinarem:
Estruture um texto com o
seguinte com o seguinte acontecimento final:
a. Lucyan será o rei dos
Lobisomens.
b. Mariah é rica.
c.
Bernardo
quer a liberdade.
d. Paula encontra o amor da sua
vida.
Referências:
- Coleção Max Gehringer
- Guia do Escritor - Como Narrar uma História - Silva Adela Kohan
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário