Você aí que joga RPG e que lê este blog. Já imaginou quantas vezes o seu narrador fez vista grossa em suas narrativas perante a alimentação? Ou o material que você utiliza não possui um suporte para a alimentação do personagem. Como você lida com esta situação? Ignora? Utiliza um teste especial? Cria a perícia de forma caseira?
Enfim, inserindo esta semente em sua mente é hora de começar a regá-las. A alimentação é inevitável e indispensável para qualquer criatura. Sem ela não possuímos energia para produzirmos nossas atividades motoras e mentais. Uma alimentação adequada rica em vitaminas e outras propriedades proporcionam uma melhor qualidade de vida. Do contrário começa a afetar os órgãos provocando até a falência.
O que quero propor aqui é uma “perícia” culinária ou uma pequena regra sobre a alimentação. Como seria isto? Em Harmonia RPG o personagem possui pontos de fadiga. Estes pontos estão relacionados a ações e reações de seu personagem. Ele utiliza uma determinada quantidade para produzir uma ação, e somente pode ser revigorada a partir de uma pequena pausa ou uma alimentação adequável.
Esta “perícia” irá fazer com a ajuda da mente do personagem pesquise suas propriedades de acordo com sua intuição e conhecimento. Se ele avaliar que é saudável irá ingeri-la e depois o corpo responde pelo mesmo. Por isso é sempre bom manter alguém no grupo que entenda o mínimo de alimentação para não ocasionar em fatores adversos e constrangedores.
O período de alimentação é sempre 1/3 do ciclo. Ou seja, por ciclo para ter uma alimentação regular, necessariamente precisa ingerir alimentos 3x por dia. Em um intervalo de no máximo 6 horas. Se você ingerir muito rápido a quantidade de alimentação você também é prejudicado. Para evitar isso vamos colocar mais uma caixa de pontos, a de alimentação.
Digamos que um humano possui 10 pontos de alimentação. Uma fruta pode possuir 3 pontos. Uma ração de viagem 1 ponto, uma refeição 5 pontos. Se o personagem possuir acima dos 50% quer dizer que ele não estará com fome, abaixo dos 50% estará com fome, 10% é o momento crítico – faminto – que é necessário comer para repor energia.
- Fome: Se o personagem estiver com -50% dos pontos totais de alimentação ele irá receber -1 ponto em suas características físicas ou mentais.
- Faminto: Se o personagem estiver com apenas 10% ou menos dos pontos de alimentação irá receber -2 pontos em suas características físicas e mentais.
O consumo de fome será avaliado da seguinte forma:
- A cada duas horas de ciclo irá descontar 1 ponto de alimentação.
- A cada batalha desconta 2 pontos de alimentação.
- A cada ¼ de um descanso irá consumir 2 pontos de alimentação.
Efeitos negativos de alimentação:
- Diarréia: Doença comum por comidas mal preparadas. O usuário necessita de expelir e reidratar o corpo. O usuário fica inativo de batalha por 1 dia.
- Desidratação: A ausência de água no corpo. Irá causar náuseas e provocará na queda de pressão, a um desmaio repentino. Com ar fresco e ingerindo água, você retornará ao normal após 1d6+1 horas.
- Obesidade: Uma doença comum para algumas criaturas. Você está acima do peso ideal. O acúmulo de gordura faz que você se proteja contra o frio – teste de resistência climática frio +1 – mas você perde 1 ponto de deslocamento.
- Anorexia: Uma doença não muito comum na sociedade. Você é muito magro e sofre preconceitos na sociedade. Infelizmente o medo de exibir sua imagem afeta a tudo. -2 em testes sociais.
- Enfraquecimento de ossos: A falta de ferro e outros minerais para o fortalecimento dos ossos provocam a quebra deles. Se possuir essa doença, qualquer ataque crítico um osso de seu corpo é quebrado e possui uma fratura exposta.
Para finalizar vamos às questões para reflexão:
- É possível utilizar marcadores como condições adversas?
- Porque e quais motivos relevantes a ausência desta perícia seria importante?
- É possível a sobrevivência de todos os personagens de forma genérica?
- Pontos de alimentação, como aperfeiçoar e como produzir uma sinergia?
Abraços, até mais.
ShortLink: http://migre.me/3STV7
Nenhum comentário:
Postar um comentário