quarta-feira, 9 de março de 2011

Uma pequena discussão sobre inventário e objetos #1

Quando comecei a jogar RPG, em 2007 nunca reparava na importância sobre o inventário e os objetos-item como agora. É um dos setores mais importantes para um aventureiro. O inventário resguarda todos os objetos utilitários para que seu corpo fique mais independente. Em jogos de fantasia medieval e suas derivações é bem comum utilizarem a mochila, bolsa ou banco.

Limitando ao escopo de um cenário de fantasia medieval. Uma mochila, ou uma bolsa é um objeto-item agregado a praticamente todos os jogadores. Mas muitos ignoram a sua presença em interpretações. Geralmente elas são apenas um espaço para acumular de forma quase infinita os objetos e premiações que são recebidas em jogo. Em alguns sistemas colocaram a regra de peso. Que a meu ver é uma solução boa, mas não ótima, porque em sistemas não-eletrônicos, seus jogos possuirão uma lentidão na atualização no peso do inventário. Já em modelos eletrônicos a solução é ótima, ou seja, não terá uma perda de edição e atualização do inventário.


Não posso esquecer-me de introduzir sobre os objetos-item. Quantos objetos-item o seu personagem deve carregar em seu corpo? Será que é como um senhor de armas, adora carregar um machado na mão esquerda, uma marreta na mão direita, uma espada curta em sua cinta e algumas adagas de arremessos em outro cinto que fica em diagonal em seu tórax? Ou é como o Manji de Blade: A Lâmina do Imortal? Um arsenal exótico de lâminas bizarras e afiadas capaz de partir qualquer carne e osso? Qual é o nível de incômodo desses personagens? Como eles estão preparados? Tudo isso vou discutir com vocês. Então vamos primeiramente aos objetos!

O arsenal de Manji! E isso tudo fica dentro de seu Kimono! Acreditem se quiserem!


O objeto-item e suas classificações!

A princípio é importante definir o que é um objeto-item? Objeto-item é todo aquilo que se pode utilizar como uma ferramenta – sejam quaisquer os seus objetivos – um equipamento – suas variações bélicas – ou objetos consumíveis – como alimentos, líquidos e outras substâncias. Estes objetos-item possuem um “peso”. Este peso não é o valor simbólico de sua pesagem, mas um valor para que diferem um da outra. Este peso irá significar o seu grau de tamanho. Quanto maior o grau, maior é o item.

  • Tamanho 1 – São objetos-item de classificação minúscula, ou seja, é possível você acoplar em um espaço qualquer de seu inventário um grupo de 20 objetos do mesmo nome e do mesmo tamanho. Não válido para Objetos-equipamentos.
  • Tamanho 2 – São objetos-item de classificação pequena, ou seja, é possível você acoplar em um espaço qualquer de seu inventário um grupo de 10 objetos do mesmo nome e do mesmo tamanho. Não válido para Objetos-equipamentos.
  • Tamanho 3 – São objetos-item de classificação média, ou seja, não é possível você acoplar em um espaço qualquer de inventário um grupo deste tamanho. Ele e somente este objeto-item ocupa um espaço de 1x2 em seu inventário.
  • Tamanho 4 – São objetos-item de classificação grande, ou seja, não é possível você acoplar em um espaço qualquer de inventário um grupo deste tamanho. Ele e somente este objeto-item ocupa um espaço de 3x3 em seu inventário. Pode ser ocupado bilateralmente.
  • Tamanho 5 – São objetos-item de classificação gigante, ou seja, não é possível resguardar este objeto em seu inventário. Somente pode ser guardado de forma externa*. Estes objetos são enormes que chamam a atenção aos olhos de qualquer criatura.


Acabei de dizer sobre o grau de tamanho. Agora é por tipos. Já tinha iniciado a discussão no primeiro parágrafo deste tópico então veja abaixo como ficou a lista.

  • Objetos-item bélicos: São objetos-item de forma comum são nomeadas de equipamentos. Estes objetos-item possuem dois objetivos. Proteger o portador do objeto e ferir o alvo. Não importa a circunstância. Quando se trata de algo bélico está dizendo sobre guerra, batalha, ferimentos, dores e proteção.
  • Objetos-item consumíveis: São objetos-item temporários. Apesar de que a princípio os objetos-item bélicos possuem um grau de durabilidade os consumíveis retratam o consumo instantâneo, imediato. E os bélicos são em longo prazo.
  • Objetos-item acessórios ou utilitários: São objetos que não estão classificados como bélico ou consumível está como acessório ou utilitário. São objetos rotineiros da cultura da região. Não afetam diretamente no módulo bélico.


Finalização.

Infelizmente, esta discussão irá render mais e mais textos. Mas quero deixar “a ponta do iceberg” para que vocês leitores reflitam esta idéia e refinem cada vez mais a modelagem que é irrigada em suas mentes. Como sempre irei fazer o desfecho com algumas perguntas para a continuação do texto.

  1. Quanto tempo dura a propriedade de um objeto-item bélico?
  2. Estado de conservação e reparação deve ser aplicado em um RPG?
  3. O que você acha sobre a regra do peso – tamanho?
  4. A(s) bolsa(s) ou mochila(s) devem afetar no desempenho em combate?
  5. Você já fez alguma manobra utilizando a sua bolsa ou mochila?

Nenhum comentário: