quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Teoria - Seu personagem possui medo?

medo
me.do
(ê) sm (lat metu) 1 Perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa; pavor, susto, terror. 2 Apreensão. 3 Receio de ofender, de causar algum mal, de ser desagradável. sm pl Gestos ou visagens que causam susto.

Como divulguei no canal twitter, hoje irei retratar sobre o medo. Quem não tem medo? Eu tenho vários medos, por exemplo: da morte, de altura, de trovão, vídeos de sustos do youtube, sapos, motorista de carro, etc. É importante que você assuma seus medos e saber se eles estão ou vai afetar a sua vida. Ciente disto é importante que você tenha diálogo com uma pessoa próxima, de primeiro grau: Pais, irmã ou irmão, esposa, amigo ou amiga. Se você não tiver um bom relacionamento familiar ou não conseguir solucionar o seu problema sozinho, procure um profissional da área, para não dizer psicólogo (ops!).

traumatismo
trau.ma.tis.mo
sm (tráumato+ismo) Med 1 Estado mórbido resultante de um ferimento grave. 2 Grande abalo físico, moral ou mental; choque ou transtorno de onde se desenvolveu ou se pode desenvolver uma neurose. Abreviadamente: trauma.

Desde quando nascemos e conseguimos registrar os fatos em nosso cérebro marcamos sempre fatos que nos impressionam. Fatos que causam traumas, repúdio, ódio, felicidade, emoção. Citamos alguns exemplos de traumas. A morte de Ayrton Senna, a morte de Gary Gygax, Jesus Cristo, o impeatchment de Collor, o fato recente de Mubarak, o caso Bruno, ganhar uma partida épica em um game, campeonatos, o nascimento de um filho/sobrinho/neto, etc.

No RPG isso não é diferente. Estamos em um jogo de interpretação de personagens. Lógico que não é para encarnar os nossos medos e nos expor. Mas quando você desenvolve um personagem ele possui medos e traumas. Digamos que desenvolvi um personagem mago de 63 anos. Não é possível que em 63 anos de vida ele não desenvolveu um trauma ou possui medo de algo. Principalmente na época antiga, medieval em que não se pensava tanto na psicologia/psiquiatria.


O medo é muito retratado em cenários de trevas/horror. Eu discordo. O medo tem que estar presente em todo RPG, indiferente de seu gênero. Nem que seja um RPG de turma da Mônico ou Hello Kitty, eles vão possuir medos porque isso faz parte das criaturas. Tente aproximar de um pombo na praça para ver qual é a sua reação? Sair voando. Temos mais de 10x o seu tamanho, se você não fosse um pombo não sairia voando também?

Tipos de Medos:

Existem alguns medos que vou classificá-los em algumas etapas, não sou estudante de psicologia, mas baseio as informações sobre fatos e relatos do dia-a-dia.

  • O medo do que não existe: A ansiedade é uma das conseqüências deste tipo de medo. Você projeta em sua mente algo que vai acontecer em um breve momento ou que já aconteceu, mas que nunca passou em sua vida! Este tipo de medo provoca um recuo e aproximação para a sua socialização. Em RPG’s isto pode ser interpretado por comunidades que possuem crenças falsas sobre mitos além das fronteiras das terras... Exemplos: Monstros marinhos além do horizonte. Um mundo de bruxaria e selvageria. A heresia por sair dos domínios sagrados, etc.
  • O medo do tamanho: Como expliquei sobre os pombos. O tamanho chega a ser um documento na primeira vista. Você nunca avistou uma criatura, ela é diferente dos padrões de sua etnia. O medo vai dominar seus instintos e irá fazer tomar uma medida desesperadora. Ter uma reação involuntária. Gritar, correr, desmaiar entre outros. Exemplo: Dragões, estruturas com aparência suspeita e enormes, aves exóticas.
  • O medo consciente! Você sabe que existe o seu medo, ele pertence ao seu mundo ele pode ser do mesmo tamanho que você e ou inferior. Mas você tem um repúdio, um temor ou sua cultura justifica o seu medo por apresentar casos mortais ou apavorantes. Você terá que reagir por instinto de sobrevivência, deixar se engolido pelo medo ou engolir o medo. Por exemplo: Medo de baratas, medo de altura, medo de relâmpagos, medo de elfos, medo de fadas, medo de quedas, medo da morte, medo de ferimento, etc.

Como se livrar do medo?

A resolução de um conflito é mediante uma conversa entre você e seu eu intrapessoal. Conversar com a psique produz um amadurecimento e enriquecimento intelectual. A superação de um simples teste de um atributo intelectual, que condiz com o contexto da lógica, raciocínio soluciona parcialmente a sensação de medo.

As jogadas podem ter a mesma dificuldade de um teste de características. Vale salientar que o sucesso deve ser bem recompensado para o personagem, seja ele em forma de experiência, ou bonificação em jogadas de interpretação em batalha ou fora da batalha, etc.

Você pode também aderir uma simples regra que vou tentar anexá-la no guia de jogo do Harmonia RPG.

Susto, medo e coragem!

Um personagem ou um monstro em Harmonia possui uma classificação que pode estar em sua ficha de personagem com três tipos de marcação: susto, medo ou coragem. Vou explicar como iria funcionar esta regra logo abaixo.

  • Susto: É o exato momento em que seu personagem encontra com o seu trauma. Ele possui uma ação involuntária. Seja ele produzir um ataque, gritar, cair ao chão, desmaiar. Entre outros. Pode rolar um dado (d6) que de acordo com uma tabela aleatória, o seu personagem terá um susto. Por exemplo: 1) Cair no chão, 2) Afastar X quadrados, 3) Dá um grito e largar objetos em mãos, 4) Fechar os olhos por uma rodada 5) Produzir um ataque involuntário 6) Imunidade ao trauma.
  • Medo: É a premonição para o acontecimento de um susto. Ou seja, se você tem medo de ratos e você é obrigado a entrar em um esgoto, obviamente você vai ter medo porque sabe que ratos vivem em esgotos! Como solucionar estes conflitos? Um teste de uma característica social em todos os membros do grupo envolvidos na situação. Da seguinte forma: Todos rolam uma dificuldade imposta pelo narrador. Um será o pivô (o jogador principal) os demais – auxiliares – rolam o dado. Se os auxiliares vencerem concederão um bônus de 2 pontos para o pivô. Posteriormente o pivô produz a rolagem. Se vencer vocês convence o jogador a superar o medo temporariamente para aquela situação. Senão vocês terão que achar uma alternativa para que o jogador acompanhe vocês. Uma boa idéia é dar uma pequena pancada na cabeça ou no pescoço para desacordá-lo. (xD) – CRIANÇAS NÃO FAÇAM ISSO!
  • Coragem: A coragem nada mais é que a superação do medo! A coragem pode ser temporária ou permanente. Depende da forma que o mestre achar melhor. Um personagem com coragem consegue fazer inúmeros feitos. Geralmente os líderes possuem coragem e inspiram os demais para prosseguirem seus objetivos em momentos críticos. A coragem serve como mérito do personagem em poder solucionar os seus conflitos, não através do dado, mas com interpretação e bom senso do narrador.

Enfim, o narrador pode agregar esta teoria em qualquer RPG, isto não é exclusivo do Harmonia RPG. Porque não gosto de guardar “o segredo do bolo”. Você poderá melhorar esta idéia da forma que achar cabível em seu RPG. E então para concluir o pensamento vamos aos questionamentos para reflexão.

  • Quando que seus personagens terão medo? E os NPC’s?
  • E possível padronizar a quantidade de medos? Um único medo basta para o personagem?
  • Como fazer a evolução e a involução entre medo e coragem?
  • Existem criaturas com imunidade a coragem? E ao medo?
  • O susto, o medo e a coragem podem alterar valores significativos durante o jogo? Por quanto tempo?

Extra: Vídeo enfrentando seus lobos! Ele retrata basicamente a idéia do pensamento. Eu publiquei este material em um post do meu blog pessoal e gostaria de compartilhá-los!


Até mais!

ShortLink: http://migre.me/3WuSr

Nenhum comentário: