terça-feira, 23 de agosto de 2011

O que aprendi com a RPGenesis 2011! + Novidades!

Dia 20 de Agosto de 2011 às 00:00 foi o término do prazo para o desenvolvimento de um RPG com o mínimo de cinco mil palavras em sete dias. É um desafio e tanto. Apesar de o patrocínio impulsionar a motivação no desenvolvimento, aparentemente os desenvolvedores não se importaram com o mesmo. Os participantes de Portugal e Brasil desenvolveram suas idéias e debateram de forma tão construtiva que somente isto bastou neste evento.

É interessantíssimo analisar minuciosamente todos os RPGs desenvolvidos, desde os finalizados, aos conceituais. Isso demanda tempo, do qual eu mal consegui administrá-lo no desenvolvimento do Kart RPG. Como conseqüência consegui cumprir apenas as 5 mil palavras, mas o RPG não foi finalizado.
Complementando sobre o Kart RPG esta idéia, a princípio maluca, está tomando proporções elevadas. Desenvolver um kit de jogo específico é uma “faca de dois gumes” e que tal análise somente veio no 4º dia de desenvolvimento. Os custos aproxima-se dos 3 mil reais. Um pouco complicado para quem vive de salário mínimo.

A idéia é investir a cada mês 300 reais, no total daria 10 meses. Além de finalizar esta parte, teria os freelancers para revisores e diagramadores do livro. O que demoraria mais 2 meses e mais dinheiro. Colocando na ponta da caneta, se não caso o Kart RPG torne-se algo para o mercado, demoraria no mínimo um ano a ser completamente finalizado.

Desejo que este custo não seja em vão. Quero um retorno e de forma massiva. Não quero entrar no mercado para perder. Manobras publicitárias já estão sendo estudadas para que não surjam conflitos com outros lançamentos.

Se vocês desejam ver uma parte bacana do Kart RPG cliquem aqui. Esse documento é possível encontrar o desenvolvimento de pilotos, o baralho de corrida e o baralho de atitudes.

O que aprendi com o RPGênesis 2011 e o concurso “Faça você mesmo: Criação de jogos” da Secular Games?

Primeiramente, faça um RPG com um tema simples, uma mecânica bem básica. O resto fica por conta das descrições das manobras. Inventar muitos recursos consome muito tempo e acaba ficando apertado nos últimos dias.

Produzir uma análise crítica, pontualidade e determinação foram pontos chave nestes eventos. Quem se deu melhor não foi aquele que teve mais tempo, mas que conseguiu escrever algo simples e bom da maneira mais divertida para jogar RPG.

Diferente do concurso da Secular Games, eu pensei de forma macro no RPGênesis 2011 e por isso acredito seja a minha maior falha. O Escape pelo fato de ser algo bastante simplista teve um aproveitamento acima das expectativas. Durante 3 meses consegui fazer 3 versões diferentes. Não estão polidas, mas está evoluindo. Então a chance deste projeto fazer sucesso é muito grande.

Como fica Harmonia e o Escape! RPG?

A terceira edição do Escape RPG está entrando na reta final, estou analisando o quesito de acessórios e itens interativos para o personagem ser conduzido até a solução do conflito. Revisar é chato, convenhamos, mas desta forma aprendemos a ser paciente. Vou adotar a regra dos 8 de Eduardo Spohr. Antes de lançar um livro, ele sofre pelo menos 8 revisões.

O Harmonia RPG está começando a caminhar. Almejo o lançamento da versão para testes no segundo semestre de 2012. A aventura oficial será o Ídolo de Jak’ast onde os jogadores vão entrar em uma jornada engraçada para a primeira parte da ascensão do líder dos anfíbios. A cena será nas terras do oeste em Harmonia, continente de Tarlus. Lá vocês encontrarão 3 raças aquáticas que estão travando uma batalha para dominar as terras. Os Homens Sapo, os Kradines e os Tritãos.

O próximo RPG a ser desenvolvido será?

Será um tema de periferias e tráfico de drogas. Será um RPG dramático onde você pode assumir três papeis, um viciado querendo fugir da vida das drogas, um líder de uma boca de fumo ou alguém da comunidade que deseja vingança e sua mente não acredita na justiça feita pelo governo.
Seria apologia? Não, apenas demonstrando a realidade, este RPG será inspirado nos filmes Cidade de Deus e Cidade dos Homens e na mini-série Cidade dos Homens. É demonstrar um retrato do Brasil que muitos poderosos ofuscam os olhos. A mecânica será similar ao do 3:16, mas bem hack’n’slash. Neste RPG os personagens vão narrar suas histórias de vida em forma de documentário.

Considerações finais.

Agradeço a toda equipe organizadora do RPGenesis 2011 pela organização e total suporte. Infelizmente não atendi os objetivos propostos, mas auxiliou a prosseguir com um sonho.  A equipe da Secular Games por incentivar a produção de RPG independente.  E todas as pessoas que incentivam a realizar o nosso sonho. Promover o RPG como forma de cultura.

Abraços...


Shortlink - http://migre.me/5xO7Z


Nenhum comentário: