Você já parou para pensar porque raios existem tantos números em vários RPG ’s? Principalmente nos eletrônicos? Estamos em uma era que denomino “Era de Escadaria”. Escadaria devido ao fato que quanto mais degraus você consegue conquistar maior é o seu poder sobre os que estão abaixo de você. É inconcebível dizer que esta escadaria é uma abordagem new school. Porque nem sei de onde começou. Existem tantos RPGs espalhados no mundo e não sou uma Wikipédia.
Fato é que esta abordagem me incomoda e não sei se incomoda muita gente. O motivo é pelo qual impõe e disciplina o jogador a sempre a julgar inconscientemente valores altos para estimular sua sensação de poder. Esquecem da destreza em manipular o game e se perdem por números e mais números. Julgam-se deuses por terem pares de números e não conseguem justificar o motivo do mesmo.
No manual do “3D&T”, “Sigma” e “Fudge” percebo o quanto é importante o papel de cada número, o seu significado. Harmonia RPG busca isto. Não sei de todos os sistemas que possuem esta mesma modelagem então peço desculpas a sistemas que não citei neste texto. Enfim, aos que não apresentam esta modelagem não estou os condenando-os. Eu gosto de informações com bases teóricas e justificadas.
A princípio vamos esboçar o que estaria pontuando os atributos de Harmonia. Embasado em três palavras vamos saber qual é o sentindo.
normalnor.mal
adj m+f (lat normale) 1 Conforme à norma; regular. 2 Exemplar, modelar. 5 Biol, Psicol, Social. Conforme a um tipo dado e, portanto, presente na generalidade dos casos.ruimru.im
adj m+f (lat vulg *ruinu, de ruina) 2 Destituído de mérito. 3 Que não serve para nada; que não tem valor. 5 Inferior, somenos. 6 Imoral.bom1bom1
adj (lat bonu) 4 Que se tornou hábil nas artes e ciências, num ofício ou em qualquer exercício corporal. 10 Próprio, apto. 11 Estrito, exato, rigoroso. 13 Regular, normal. Fem: boa; sup abs sint: boníssimo e ótimo; comparativo de superioridade: melhor. Antôn (acepções 2 e 6): mau, malévolo. sm 1 Pessoa benévola, honrada ou virtuosa. 2 Boas qualidades de uma pessoa ou coisa.Enfim, percebe-se que após estas citações concluímos que normal é um padrão a ser seguido. Um exemplo, este exemplo dá um gancho para o conceito de bom. Mas isto é no mundo real. Como seria transcrevendo isto para os cenários?
O normal é como posso dizer um valor básico ou padrão para uma etnia em relação ao seu universo. Digamos que os humanos possuem facilidade em adaptação à ciência e tecnologia então o atributo normal desta etnia é bom nesta especialização. Porém possuem uma deficiência em relações sociais que impactam climas tensos com outras nações. Então sua especialização em testes sociáveis ou relacionamento por padrão são ruins. Mas nem todo humano é bom em ciência e tecnologia e/ou relações sociais. Existem exceções. E isto, Harmonia RPG tem que permitir para o jogador.
Então se conclui que existem duas extremidades de características, boas e ruins. Ou o personagem sabe ou não sabe fazer. Não existe meio termo. Mas existem casos em que os personagens podem ser além do esperado. Fora do padrão arquitetado. Vejamos dois conceitos:
péssimo
pés.si.mo
adj (lat pessimu) Superlativo* absoluto* sintético* irregular de mau*.Superlativo*
su.per.la.ti.vo
adj (lat superlativu)1 Gram Que exprime a qualidade num grau muito elevado, ou no mais elevado. 2 Elevado, extremo
Absoluto*
ab.so.lu.to
adj (lat absolutu) 1 Que subsiste por si próprio. 2 Que não tem limites, que não sofre restrição: "Para, em absoluto sossego, levar o enterro de si mesmo" (Cassiano Ricardo). 3 Que enuncia um sentido completo.Sintético*
sin.té.ti.coadj (gr synthetikós) 1 Relativo à síntese.Síntese*
sín.te.se
sf (gr synthesis) 1 Toda operação mental pela qual se constrói um sistema. 2 Generalização, agrupamento de fatos particulares em um todo que os abrange e os resume. 3 Resumo.
mau
mauadj (lat malu) 1 Que não é de boa qualidade.
excelente
ex.ce.len.te
adj m+f (lat excellente) 1 Que é superior ou muito bom no seu gênero. 2 Primoroso. 3 Bem-acabado, perfeito. 4 Exímio. 5 Distinto. 6 Magnífico.
Enfim, concluindo que existem mais dois tipos extremos. Péssimo e excelente. Então nós temos no total de cinco conceitos sendo das quais umas é totalmente variável. Vamos listá-las.
· Péssimo
· Ruim
· Normal
· Boa
· Excelente
A missão é agregar valores nesta escala de cinco conceitos. Por enquanto Harmonia RPG utilizará o conjunto padrão de dados (d4, d6, d8, d10, d12 e d20), mas poderá sofrer cortes para minimizar o esforço do jogador. Enfim como são cinco conceitos vamos pegar números múltiplos de cinco. (5, 10, 15, 20, 25, 30, etc.)
E as possíveis combinações utilizando o mínimo de dados são 1 dado de 10 faces e 1 dado de 20 faces. Em uma razão de 5/10 e outra de 5/20 é melhor utilizar o 20, porque teremos quatro valores para cada escala. Porém fatores extremos são exclusivos afinal não existe nada além do extremo. E o extremo é o extremo! Nas categorias padrão existem variáveis e que seria justo para os desempenhos de algumas ações. No final das contas fica desta forma com a tabela:
Escala proporcional 4/4/4/4/4
|
Escala extrema 1/5/8/5/1
| |
| Péssimo |
1 – 4
|
1
|
| Ruim |
5 – 8
|
2-6
|
| Normal |
9 – 12
|
7-14
|
| Boa |
13 – 16
|
15-19
|
| Excelente |
17 – 20
|
20
|
Enfim desfecho essa teoria para atiçarem sua curiosidade e pensamento:
· Como definir os valores iniciais para jogadores?
· Como serão as progressões?
· Características pré-definidas ou maleáveis?
· Abordagem da escala proporcional é válida?
· Abordagem da escala extrema necessita de balanceamento?
· Como ficam os modificadores de atributos?
Enfim não tenho motivos para resguardar o “segredo do bolo”. Apenas quero que saibam a minha opinião sobre a mecânica RPGística.
Fonte: Dicionário UOL (palavras)
4 comentários:
Opa, certinho? Não gostaria de divulgar teus textos sobre o sistema também no Roleplayer? Numa dessas você consegue uma base de leitores maior. Pode, inclusive, linkar pro teu blog original e continuar publicando o material aqui sem problema algum ;D Se interessar dá um toque. Marlon
Olá Marlon tudo bem? Sinto-me honrado por ter um comentário seu. A sua proposta é tentadora e aceito se não for incômodo. Mas informo que não posso garantir um período fixo de atualizações.
Enfim sou grato pela generosidade. O que eu puder te ajudar farei também! Abraços.
Tá tranquilo, não tem nenhum tipo de prazo ou algo assim. Posta (ou não) quando quiser =)
Manda um e-mail pra marlonteske(a)terra.com.br que eu inscrevo você no site. E parabéns pela iniciativa.
Ok, mais uma vez, muito obrigado.
Postar um comentário