terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Classificação e diferenças: Vilarejos, Cidades e Nações!



vilarejo
vi.la.re.jo
(ê) sm (vilar+ejo) Vilar pequeno.

vilar
vi.lar
sm (vila+ar2) desus Pequena aldeia; lugarejo.

aldeia
al.dei.a
sf (ár al-Day´a) 1 Pequena povoação, sem categoria de vila ou cidade. 2 Povoação rústica. 4 Ajuntamento de casas de construção precária, nos arredores dos quartéis ou acampamentos e nas quais habitam as famílias dos soldados.

cidade
ci.da.de
sf (lat civitate 3 O núcleo principal ou centro urbanístico dessa povoação, onde estão geralmente localizadas as casas comerciais mais importantes

nação
na.ção
sf (lat natione) 1 Conjunto dos indivíduos que habitam o mesmo território, falam a mesma língua, têm os mesmos costumes e obedecem à mesma lei, geralmente da mesma raça. 2 O povo de um país ou Estado (com exclusão do governante). 3 Sociol Sociedade politicamente organizada que adquiriu consciência de sua própria unidade e controla, soberanamente, um território próprio. 5 País, território habitado por um povo em condições de autonomia política. 6 A pátria, o país natal. 7 Espécie, comunidade, grupo de indivíduos (animais ou pessoas) que têm caracteres comuns. 8 Raça, origem, casta. sf pl Bíblia Os gentios, os pagãos.


Com as devidas definições expostas para você leitor, irei agregar estes conceitos no mundo de Harmonia. Harmonia é um mundo que possui uma coleção de aldeias, ultrapassa uma centena, algumas cidades (quase meia centena) e cinco nações. Cada nação possui uma cidade principal de movimentação militar, social e econômica que é chamado de capital. Assim como as capitais de nossos estados. É nelas que estarão o controle da situação e vão distribuir a qualidade de vida de seus cidadãos de acordo com suas políticas.


Mas para que não fique muito imaginativo. Vou classificar a princípio as cidades capitais com 10 itens fundamentais e necessários para que aquela estrutura social esteja em pleno funcionamento. Estes 10 itens são critérios essenciais para qualquer atividade social.

Nota: Vamos utilizar a linha de raciocínio das avaliações de atributos: Péssimo(1), Ruim(2), Normal(3), Bom(4) e Excepcional(5).

  1. População: A quantidade de cidadãos que existem dentro da região.
  2. Alimentação: Irá tratar sobre os recursos alimentícios. A agricultura, pecuária, peixaria, água potável, entre outras formas de alimentação e se possui uma distribuição uniforme de alimentação para todos os cidadãos.
  3. Recursos primos: Pedras preciosas, minérios e entre outros itens que são extraídos da terra, água ou céus capazes de transformar em qualquer material ou contribuir para a fabricação de um material.
  4. Educação: Nível de qualidade de alfabetização da população. Incentivo à cultura e literatura. Tendências tecnológicas, inovações e estudo sobre a história. Engenharia e Idiomas, entre outros.
  5. Arquitetura: O planejamento da cidade, formas de estruturas das residências, existência e forma dos muros, portões e/ou fronteira.
  6. Militar: O poder militarista, atuação em guerras ou batalhas. Estratégia, resposta às ordens dos comandantes, hierarquia e disciplinas, recrutamentos.
  7. Tecnologia: Novas tendências em relações a outras nações. Aspecto avançado, o nível de inovação.
  8. Liderança: Poder de liderança ou influência do sacerdote – líder da nação – sobre a comunidade. Como é a resposta dos cidadãos de acordo com as leis impostas.
  9. Economia: Forma de economia da cidade. A faixa de câmbio. Se a população consegue ter um bom fluxo de escambo.
  10. Religião: O nível de adeptos a religião. Se existem muitos membros agregados aos Sagrados. O oposto do resultado é agregado de outros grupos e sociedades ocultas assim como a maior delas são “Os Profanos”.
  11. Criminalidade: Índice de crime, responsável pelos números de furtos, invasões de criaturas, pode ser englobado por perigos causados por fenômenos naturais também. Quanto maior o índice mais oferece risco à vida do cidadão.

Após definir os pontos de cada item. É hora de você somar o resultado e dividir por 11 que é o número total de variáveis. O resultado é a média obtida. O resultado é arredondado para baixo em caso de decimal. Usa-se o mesmo critério das avaliações dos atributos.

Enfim isto vai servir de padrão para o mundo de Harmonia e espero que ajude a você também a ampliar as suas idéias.

Abraços.

Nenhum comentário: